top of page
  • Foto do escritorMar

Qualquer Coisa de Bom de Sveva Casati Modignani


Olá, leitores!


Em tempo de quarentena é muito o tempo dedicado a ler. É a única forma de viajarmos sem sair de casa e foi através de um livro que estes últimos dois dias estive em Itália.


Foi com Qualquer Coisa de Bom que me estreei na escrita da Sveva Casati Modignani. Não podia estar mais feliz com esta leitura e com a forma subtileza que Sveva tem em apresentar personagens e em cativar o leitor.

A história começa com a inesperada morte de Alessandra Cavalli e com a leitura do testamento que a mesma deixou.

Alessandra fora durante a sua vida uma mulher inteligente, forte, sempre muito certa das suas ideias e das suas ambições para o futuro, mas acima de tudo com um enorme sentido de justiça. A leitura do seu testamento revela que uma avultada quantia de dinheiro fosse herdada por Ludovica Magnasco, a porteira do condomínio onde Alessandra e a sua família vivia.

Nem a família nem a porteira percebem a decisão da Alessandra e Lula, como é carinhosamente conhecida a porteira, precisa de descobrir as razões antes de decidir o que fazer com tanto dinheiro.


E é a partir deste mote que a história se desenvolve. Lula procura respostas às suas perguntas e acaba por entrar numa viagem no tempo descobrindo a origem da sua família que até então se limitava apenas à sua mãe já falecida.

O livro tem várias analepses que nos revela segredos do passado e nos vai dando pistas do que poderá ser o motivo que levou a que Ludovica herdasse tanto dinheiro, de alguém que aparentemente não teria ligação familiar.


A autora criou uma particularidade na estrutura da história que achei bastante interessante. Cada capítulo tinha o nome de um prato que, a dado momento na leitura revelar-se-ia um ponto de ligação entre personagens.


Mais do que uma viagem às origens. É tão uma história sobre perdoar, sobre aceitar o passado, aceitar erros familiares e fazer deles uma lição para o futuro. É também uma amostra de que humildade, esforço, dedicação e perseverança acabam sempre por ser compensados.

A escrita de Sveva é bastante acessível, sem descrições massacrantes e intensas. A forma como a escritora cria e constrói o enredo é simplesmente incrível, fazendo com que o leitor se sinta envolvido.

Aconselho esta leitura bastante agradável, cheia de surpresas e bastante cativante. Ficamos sempre à espera da próxima revelação. Sem dúvida que irei ler mais obras desta autora.


Agradeço à Porto Editora pela cedência deste exemplar! Proporcionaram-me uma leitura maravilhosa! E uma viagem pelas zonas mais bonitas de Itália.


Se ficaste curioso com Qualquer Coisa de Bom podes adquirí-lo em Wook.pt


Vemo-nos no próximo capítulo!


Boas leituras,


Mar


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page