top of page
  • Foto do escritorMar

O Prazer de María Hesse

Olá, leitores!


O livro de hoje é diferente dos que vos habitualmente falo. Não é uma história entre dois seres que se apaixonam. Não é um thriller, também não é um romance histórico.

Vejo esta obra da María Hesse como um manifesto a todas as mulheres e homens, claro. Podia ser um manual de anatomia, já que dá a conhecer o corpo da mulher e a maneira como ele tem sido reprimido ao longo de milhares de anos.

Em pleno século XXI, falar do corpo da mulher, de incentivar a mulher a conhecer-se, abordar temas como sexualidade feminina não deveria de ser tabu, porém é...é visto ainda como algo a ser evitado falar. Porquê? O corpo da mulher é igual ao do homem, excetuando claro os órgãos sexuais, então porque é que é tão complicado falar dele? Devemos de ter vergonha de um corpo que está apto a trazer vidas?


Ao longo deste livro, a autora mostra como o corpo da mulher é visto como um objecto, como foi sexualizado, discriminado e repudiado. E estes temas vão sendo abordados, ao mesmo tempo que nos são apresentadas mulheres que contra tudo e todos lutavam para que a sexualidade da mulher não fosse vista como algo que é pecado, que vai contra os desígnios de Deus.

Conhecemos mulheres como Cleópatra, Marilyn Monroe que ficou conhecida como sex symbol, mas poucos sabem que era era detentora de uma vastíssima biblioteca!


Um livro que ensina a conhecer o nosso corpo, principalmente o nosso órgão sexual. Mas também ensina a amar-nos e a aceitar como somos. Que nós, mulheres, devemos de nos conhecer, explorar o nosso corpo e ter sempre presente que devemos de fazer o que desejamos e nunca deixar que sejamos forçadas a fazer algo que não é da nossa vontade.

Ensina também a importância do diálogo no que diz respeito a relações sexuais que há sempre uma palavra a dizer! Não há nada que nos obrigue a aceitar aquilo que os outros querem!


Um livro com uma essência inimaginável que deve ser lido por mulheres e por homens. Porque não vivemos no século XV em que se poderia ir para a fogueira e ser-se acusada de bruxaria só por uma mulher explorar o seu corpo e o prazer. Porque não somos submissas e seres inferiores! Temos vontades, desejos e devemos de os conhecer!

O conteúdo do livro é deveras interessantíssimo! No entanto, é extremamente importante referir as ilustrações que o acompanham. Lindas! Que vos faz ficar apaixonadas por tanto talento!

É um livro que me deu bastante conhecimento e uma perspectiva diferente daquilo que é o mundo feminino!


Aprendi imenso com esta leitura, e sem dúvida que é um livro que vos aconselho a ler. Leiam sozinhas, leiam com as vossas mães, pais, irmãos e irmãs. Leiam com as vossas amigas e amigos. Com namoradas e namorados. Leiam porque é necessário mudar os estigmas e preconceitos que ainda existem.


Esta leitura não seria possível sem a Gosto de Ler que gentilmente cedeu este exemplar, é um dos livros mais importantes que já li. Está no meu Top de Favoritos!


Se ficaste curioso com O Prazer podes adquirí-lo em Wook.pt



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page