top of page
  • Foto do escritorMar

Um Castelo em Ipanema de Martha Batalha

*Leitura com o apoio da Porto Editora*


Olá! Venho falar-vos de uma novidade da Porto Editora


Depois do sucesso que foi a obra A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, as minhas expectativas para Um Castelo em Ipanema estavam muito altas, no entanto, fiquei desiludida.


A sinopse, sem dúvida, cativa o leitor mas a história?! Para mim foi difícil sentir algum tipo de ligação. Sem dúvida que a Martha Batalha toca em temas muito importantes como a ditatura, a homossexualidade, e satiriza a sociedade brasileira de uma forma incrível e até com humor à mistura.


No entanto, não gostei da quantidade de personagens que faz com que o leitor se sinta perdido na história. Nem sempre quantidade significa qualidade e acredito que neste caso a Martha Batalha me desiludiu.


Apesar de tudo isto gostei de conhecer duas personagens Johan e Brigitta. Confesso que gostava que a autora as tivesse desenvolvido mais ao invés da Estela. É uma história dura mas ao mesmo tempo delicada.


Um Castelo em Ipanema é no fundo a história de uma família onde conhecemos várias gerações. É um livro de memória e isso é uma das características que mais me agradou no livro. É a memória das personagens, o sofrimento, esperanças. Depois há a memória de um povo, o brasileiro. Conhecemos a sociedade, o quotidiano e aí, Martha faz o leitor apaixonar-se pelo Brasil com a viagem que faz através das suas palavras.


A avaliação é de 3,5 estrelas. Fiquei mesmo desiludida. Terminei o livro com uma sensação de vazio, de "já está? Não há mais?" ⭐⭐⭐



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page