Olá a todos!
A leitura do livro O Coração Vive de Sorrisos da Carolina Cruz aconteceu no âmbito do meu projecto que tem como objetivo divulgar e incentivar a leitura de jovens escritores portugueses.
A Carolina apoiou desde o início o meu projecto, aproveitando para lhe agradecer.
Sou bastante seletiva no que diz respeito às minhas leituras. Não leio o primeiro livro que me aparece à frente. Não leio pela capa. Antes de escolher um livro faço uma análise cuidada. Leio as sinopses, desfolheio os livros lendo pequenos excertos, analiso algumas opiniões de leitores e depois de o balanço feito decido.
Sigo a Carolina no Instagram há algum tempo e acompanho os textos que publica diariamente daí que, quando recebi o livro dela ia com uma enorme expectativa.
Qualquer pessoa consegue escrever uma história de amor. Mas nem todas, sabem escrever uma história de amor que marque o leitor. E digo-vos, a Carolina sabe.
O Coração Vive de Sorrisos não é um romance como os outros. Não é mais um, não é as típicas histórias cheias de clichés e aborrecidamente previsíveis!
Neste livro é apresentada não uma mas cinco histórias de pessoas diferentes. Digo diferentes não pelas suas doenças, mas diferentes porque não vivem de hipocrisias, porque são genuínos e ensinam-nos a amar.
A vida deu a estas cinco pessoas doenças que os fazem lutar todos os dias contra o preconceito, contra a falta de inclusão.
Conhecemos o Cláudio com paralisia cerebral, a Alice com Síndrome de Down, o Samuel com Esquizofrenia, a Madalena com Síndrome de Tourette e a Maria Inês com Síndrome de Asperger.
Amar alguém com paralisia cerebral? Ter alguém dependente de nós? Será que o amor é capaz de superar? Certo é que, pessoas que não cumpram com o "padrão" são ditas de imediato que nunca serão felizes e nunca serão amadas.
A Carolina vem desmistificar este preconceito! Desconstrói-o com a ajuda destas cinco pessoas. E em 146 páginas prova-nos o contrário!
"Os nossos defeitos, bem visíveis ou não, não importam mais ao olhar do coração, que vive de sorrisos."
Logo na primeira história, a do Cláudio que sofre de paralisia cerebral, fiquei rendida. É a prova de que o amor supera tudo! Que existem pessoas que entram nas nossas vidas para nunca mais sair, que nos mudam para melhor. Que nos mostram como a vida é tão bela! Foi a história que me deixou de lágrimas nos olhos.
A história da Alice é uma história cheia de vida e de sonhos, uma lição! A Alice é uma menina com Trissomia 21, que sonhava em ser modelo fotográfico. Algo que à partida seria impossível, completamente inalcançável. Mas porquê? Só porque a Alice nasceu com um cromossoma a mais? Não deveria de ser assim! E a Alice é a prova disso! Contra todas as hipóteses, com mil vozes a dizerem-lhe para não criar expectativas, a Alice consegue realizar o seu sonho. Uma prova de superação.
"Alice é o seu nome. Trissomia 21 é apenas mais um gene, o do amor."
A nossa terceira história é sobre a Madalena. É uma história bastante querida e intensa ao mesmo tempo. É uma luta entre o viver o primeiro amor e viver o amor doentio que o pai tem pela mãe. Viver com Síndrome de Tourette em que se é colocado de parte por mentes ignorantes e preconceituosas, viver o primeiro amor e viver o ambiente de horror em casa com o pai alcoólico e completamente insano. Que maltrata a mãe. Na história da Madalena, a Carolina aborda um dos temas que mais preocupa a sociedade. Relembrando que este ano mais de 30 mulheres perderam a vida nas mãos de homens doentes.
"Um amor para curar o desamor que eu vivia entre aquelas quatro paredes? Eu queria lembrar-me que o amor é muito mais do que estar subjugada a alguém que mesmo nos querendo, não respeita a integridade do nosso coração, muito menos do nosso corpo."
Com o Samuel conhecemos um jovem que fez escolhas menos corretas. Conhecem o ditado "Quem não se guia por si, não é bem guiado pelos outros?" , o Samuel é a prova disso. Más companhias, más decisões levam o jovem até um precipício aonde enfrenta a Esquizofrenia. Porém, conhece Laura, a luz na vida de Samuel que o reconduz de novo a uma vida sã e aonde juntos enfrentam a doença psicológica do jovem.
É uma história que nos alerta para as consequências das nossas escolhas. Faz-nos sonhar.
"Ao longo da vida fui-me apercebendo que amigos são poucos e nem todos aqueles que se cruzam connosco são amigos."
Já a Maria Inês? Conquista o mundo e o amor com a sua personalidade especial. Enfrenta a maldade dos seus colegas. Enfrenta o Bullying. Mas com o amor e com a sua bondade não há ninguém que a páre. Tem o sonho de ser musicoterapeuta de bebés.
"O amor tudo muda: a nossa forma de encarar o dia-a-dia, os outros, o poder que temos em colaborar com alguém, darmo-nos de coração completo."
Sabem uma coisa? Gostava de um "O Coração Vive de Sorrisos 2" gostava de saber como seria a vida de algumas personagens daqui a 10, 20 anos.
Confesso-vos que adiei por alguns dias este meu texto de opinião. Não por não ter gostado. Mas, por não encontrar palavras fortes e capazes o suficiente de descrever o livro da Carolina. Por não vos conseguir descrever como fiquei arrebatada com esta história. Mágico, verdadeiro, romântico e...já disse arrebatador? Cativante desde o Prólogo até à Nota da Autora, mesmo que vos pareça exagerado, não é! E a melhor forma de comprovar? É lendo!
Não há palavras como disse anteriormente para descrever resumidamente este livro. Apenas vos digo que é um livro que merece a vossa leitura, atenção e carinho. Merece não uma, mas mil oportunidades!
Aconselho-vos humildemente a ler. Estão não só a apoiar uma jovem escritora como uma grande história! Que merecia estar nas grandes livrarias em destaque. Finalizo dizendo sem qualquer receio e dúvida de que este é um dos meus livros favoritos e um dos melhores que já li em toda a minha vida!
Vemo-nos no próximo capítulo,
Mar.
Comments