top of page
  • Foto do escritorMar

A Filha do Comunista de Aroa Moreno Durán

*Leitura com o apoio da Porto Editora*


𝑨 𝑭𝒊𝒍𝒉𝒂 𝒅𝒐 𝑪𝒐𝒎𝒖𝒏𝒊𝒔𝒕𝒂 de 𝑨𝒐𝒓𝒂 𝑴𝒐𝒓𝒆𝒏𝒐 𝑫𝒖𝒓á𝒏 é uma das novidades literárias do mês de Agosto da Porto Editora (@portoeditora) e a quem agradeço a cedência do exemplar. #oferta


𝑨𝒐𝒓𝒂 𝑴𝒐𝒓𝒆𝒏𝒐 𝑫𝒖𝒓á𝒏 conta em formato de diário a história de Katia, uma jovem filha de pais emigrantes espanhóis que vivem na Alemanha de Leste.


O romance de 𝑨𝒐𝒓𝒂 divide-se em quatro partes: O Leste, A Terra de Ninguém, O Outro Lado e Vaterland. Em cada uma delas vamos acompanhando a vida de Katia que a dada altura da sua vida decide deixar a Alemanha de Leste e consequentemente, a sua família sem aviso.


É na Alemanha Ocidental que Katia vai colocando em causa as decisões tomadas no passado e as consequências das mesmas.


É a primeira vez que leio um romance cujo espaço temporal se desenrola num tempo de divisão. Famílias, sonhos e vidas divididas por um muro, por ideologias.


Mais do que um romance, 𝑨 𝑭𝒊𝒍𝒉𝒂 𝒅𝒐 𝑪𝒐𝒎𝒖𝒏𝒊𝒔𝒕𝒂 é um relato impressionante do que era a vida da Berlim Oriental, uma cidade sempre em alerta.


Quanto à escrita de 𝑨𝒐𝒓𝒂 𝑴𝒐𝒓𝒆𝒏𝒐 𝑫𝒖𝒓á𝒏 é uma escrita bastante diferente da que estou habituada. Não há separações entre o desenvolvimento da narrativa e os diálogos o que por vezes tornava a leitura confusa e requeria uma segunda leitura para melhor entender quer o desenvolvimento da história quer os diálogos.


Foi uma leitura sem dúvida agradável e intensa! As lágrimas fugiram-me com o final tão duro mas que, certamente foi a realidade de muitos.


São 4 estrelas e um apelo para que quem gosta de História leia este livro! ⭐⭐⭐⭐


Vemo-nos no próximo capítulo!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page